MAS AFINAL O QUE É MARKETING DIGITAL

MAS AFINAL O QUE É MARKETING DIGITAL?

Segundo especialistas, Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Fonte: Rock content

O Marketing Digital é fundamentado em cinco pilares essenciais:

5 pilares do Marketing digital

COMO FUNCIONA O MARKETING DIGITAL?

PLANEJAMENTO

O planejamento é onde tudo começa. É importante definir metas e objetivos.

O Marketing Digital nada mais é do que os princípios do Marketing adaptados ao mercado digital. Seguem alguns deles:

  • Público-Alvo;
  • Posicionamento (Proposta Única de Valor);
  • Missão, Visão, Valores;
  • Análise Macro e Microambiente;
  • Branding.

Tendo a base dos princípios do Marketing, devemos definir uma estratégia:

  • Funis de Venda;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Inbound Marketing x Outbound Marketing;
  • Lançamentos (produto, cursos, evento, serviço).

ATENÇÃO: Priorize sempre o planejamento e estratégia e depois vem as ferramentas.

TRÁFEGO

Parecido com as lojas físicas, na internet a sua empresa também precisa estar bem posicionada/localizada para que sua audiência possa encontrá-la. E ainda, investimentos em mídia e marketing de conteúdo são essenciais para atrair mais tráfego para o seu site.

A sua empresa precisa estar onde seu público estar, por exemplo, sua empresa é de roupa, é, mas visual, então é preciso estar presente no Instagram.

CONVERSÃO

Agora que está recebendo tráfego o próximo passo é a conversão. Trabalhar na conversão, seja para geração de leads, ou para vendas.

Na internet o concorrente está a um clique, o microempreendedor pode concorrer com uma mega empresa, então o bom atendimento é essencial. Além do atendimento é importante fazer vídeos, investir em uma landing page, ofertas, remarketing, design…

RELACIONAMENTO

A partir do momento que a sua empresa possui clientes, é preciso cuidar para que eles sejam fiéis. Para isso, é preciso fazer técnicas de engajamento, que servem tanto para fidelizar cliente como para conquistar mais clientes.

E-MAIL MARKETING: O contanto do seu cliente e potencial cliente é poderosíssimo.

CONTEÚDO: Solucione dúvidas, dores, ofereça dicas construtivas e quebre objeções.

PRODUÇÃO DE VÍDEOS: Hoje mais do que nunca os vídeos estão em alta, então produza vídeos. O Youtube é o segundo site mais usado para buscar informações, só perde para o Google.

PESQUISA: Realize pesquisa com seus clientes e prospects a fim de entendê-los melhor, uma dica é oferecer algo gratuito em troca de respostas.

MÉTRICAS

É com as métricas que você é capaz de mensurar se algo está funcionando ou não, para isso existe algumas ferramentas.

Fonte: O guia do Marketing digital para iniciantes.

PARA QUE SERVE O MARKETING DIGITAL?

Antigamente, por falta de acesso a internet para a grande maioria da população, somente as grandes empresas conseguiam investir em Marketing. Até porque um minuto na televisão ou no rádio é muito caro, em contrapartida, hoje em dia a realidade é outra, você consegue investir qualquer valor em Marketing, o Facebook e Instagram por exemplo, aceita o valor que você tiver.

Ou seja, o Marketing digital é a forma mais democrática de se fazer Marketing.

O Marketing digital tem muito haver com pessoas, assim como as vendas, o seu negócio só fica de pé por causa dos clientes. Então, se você não conhece o seu público-alvo, não tem um relacionamento com eles, será difícil, senão impossível deixar a sua empresa de pé.

QUANDO CONTRATAR UM SERVIÇO DE MARKETING DIGITAL?

Mesmo que o seu negócio esteja no começo será um ótimo momento para ir atrás de um profissional qualificado de marketing digital, na verdade se você procurar um profissional antes mesmo de começar o seu negócio, você irá economizar tempo e dinheiro, até porque esse profissional poderá traçar uma estratégia de marketing especifica para o seu negócio. E se sua empresa estiver há anos sem nenhuma estratégia de marketing, sem problemas nunca é tarde para ir atrás de um bom posicionamento. Mas é importante tomar cuidado para contratar alguém que realmente é profissional, que tenha experiência e estudo.

Então, se você quer aumentar as suas vendas, quer se relacionar melhor com o seu cliente ou aparecer mais na internet, independentemente do seu objetivo, ir atrás de alguém capacitado é a melhor solução, caso você quiser economizar tempo. Agora se você tiver tempo e tiver interesse no assunto, você mesmo pode estudar, se qualificar, testar no seu próprio negócio.

ONDE ENCONTRAR UM PROFISSIONAL DE MARKETING DIGITAL?

Se sua empresa nunca fez um trabalho de  marketing digital, talvez a melhor alternativa seja a contratação de um consultor de marketing digital para elaborar um projeto para você.

A função deste profissional será a de elaborar um planejamento estratégico de marketing digital para a sua empresa, avaliando as suas necessidades e indicando as melhores alternativas para a sua presença online.

Mais afinal o que faz um Consultor de Marketing Digital?

  • Diagnóstico: Identifica os problemas;
  • Planejamento: Desenvolve estratégias;
  • Gestão de Projetos: Lidera a implementação da estratégia;
  •  Execução: Desenvolve atividades operacionais (campanhas, copy, conteúdo, etc.)

Um grande erro das empresas é achar que marketing digital é estar presente em todos os canais online. Para você entender melhor, sugiro você ler este artigo que escrevi aqui mesmo no blog: temperatura do cliente.

Ou seja, dependendo do segmento, a melhor alternativa pode ser, por exemplo, o marketing de busca, envolvendo o SEO e links patrocinados como o GOOGLE ADS.

Em outros setores, a melhor opção pode ser a das mídias socias, como Facebook, Instagram, entre outras. Quem irá orientar você é justamente o consultor de marketing. 


EU QUERO FALAR COM UM CONSULTOR

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Quais são os cinco pilares do Marketing digital?

1. Planejamento
2. Tráfego
3. Conversão
4. Relacionamento
5. Métricas

Para quem serve o Marketing digital?

Antigamente, por falta de acesso a internet para a grande maioria da população, somente as grandes empresas conseguiam investir em Marketing. Até porque um minuto na televisão ou no rádio é muito caro, em contrapartida, hoje em dia a realidade é outra, você consegue investir qualquer valor em Marketing, o Facebook e Instagram por exemplo, aceita o valor que você tiver.

Onde encontrar um profissional de Marketing digital?

Se sua empresa nunca fez um trabalho de  marketing digital, talvez a melhor alternativa seja a contratação de um consultor de marketing digital para elaborar um projeto para você.
EU QUERO FALAR COM UM CONSULTOR

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